sexta-feira, 24 de abril de 2015
Grande avanço na fotossíntese artificial
Bactérias com semicondutores
Pesquisadores desenvolveram um sistema híbrido formado por uma floresta de nanofios semicondutores e bactérias que, atuando em conjunto, imitam o processo fotossintético natural pelo qual as plantas usam a energia do Sol para sintetizar carboidratos a partir do dióxido de carbono (CO2) e da água.
E com uma grande vantagem: este sistema de fotossíntese artificial sintetiza dióxido de carbono e água em acetato, o elemento mais comum em uso hoje para a biossíntese.
Isto está sendo considerado um avanço significativo no campo da
fotossíntese artificial
porque o sistema pode capturar as emissões de dióxido de carbono antes que elas sejam lançadas na atmosfera e, em seguida, alimentado por energia solar, converter o CO2 em produtos químicos importantes, incluindo plásticos biodegradáveis, precursores de medicamentos e até mesmo combustíveis líquidos.
"Acreditamos que o nosso sistema...
Descoberta nova quasipartícula atuando nas células solares
Polarons
Pesquisadores alemães e finlandeses desvendaram um passo importante na conversão da luz solar em energia armazenável.
Eles descobriram como se dá a formação dos chamados polarons em um material essencial para a geração de energia fotovoltaica - a conversão da luz em eletricidade.
Essas quasipartículas - ou pseudopartículas - viajam através do material fotoativo até serem convertidas em energia elétrica ou química em uma interface no interior do material.
A natureza vem usando esse processo há bilhões de anos, na fotossíntese, para formar carboidratos com a ajuda da luz solar.
As células solares, ou células fotovoltaicas, fazem algo parecido, mas...
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Gráviton Nexus pode explicar energia e matéria escuras
Quase 100% no escuro
Sem novas ideias e sem novos resultados observacionais que possam fundamentar um
novo modelo cosmológico
, os físicos estão às voltas com a busca por uma teoria quântica da gravitação e de explicações sobre a matéria escura e a energia escura, que tudo indica representam 95% do Universo observável.
Com um mistério tão grande, talvez a solução possa surgir de onde menos se espera. Neste caso, de um físico cubano que atualmente trabalha em Botswana.
O fato é que o trabalho de Stuart Marongwe está chamando a atenção da comunidade científica.
Universo Nexus
Marongwe propôs uma teoria que ele batizou de Nexus, no sentido de que ela fornece uma conexão entre a Teoria Quântica e a Relatividade Geral.
Esta ligação se manifestaria sob a forma de um "gráviton Nexus", uma partícula composta de spin 2 que nada mais é do que uma partícula do espaço-tempo, que emerge naturalmente do processo de unificação entre as duas teorias....
Finalmente: A luz é parada e depois segue seu caminho
Manipulando a luz
Inserindo cuidadosamente uma série de átomos dopantes em uma fibra de vidro, pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, conseguiram parar a luz, e depois fazê-la fluir novamente.
Este feito era esperado para mais cedo ou mais tarde, sobretudo depois de uma série de experimentos que demonstraram ser possível
reduzir a velocidade da luz
, inclusive dentro de um chip de silício.
De qualquer forma, a realização deste experimento é um marco no caminho para os
processadores fotônicos
, as
memórias que guardam dados usando a luz
e, mais no futuro, para os
computadores quânticos
- isto sem contar os impactos imediatos nas tecnologias de transmissão de dados por fibras ópticas e na criptografia....
Cérebro artificial de luz com neurônios de fibra óptica
Calcogenetos
Pesquisadores das universidades de Southampton (Reino Unido) e Nanyang (Cingapura) acreditam ter encontrado uma forma de construir computadores que funcionem de forma similar ao cérebro humano.
Behrad Gholipour e seus colegas criaram uma fibra óptica, feita de um vidro especial, que permite produzir "sinapses de luz", pulsos ópticos capazes de transportar informações de forma seletiva e controlada.
O dispositivo usa um vidro feito de
calcogeneto
, um composto à base de enxofre que já está sendo explorado em outros trabalhos no campo da
computação neuromórfica
, além de
levar a luz para o interior dos processadores
e viabilizar a fabricação de
lentes infravermelhas
mais finas e mais baratas.
A vantagem é que os calcogenetos possuem uma série de efeitos fotoinduzidos que permitem que as fibras ópticas construídas...
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas
Página inicial
Assinar:
Postagens (Atom)