quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Cientistas acham cópia mais antiga do Evangelho em múmia
O grupo de cientistas encontrou a cópia mais antiga do Evangelho em um papel papiro reutilizado para construir a máscara de uma múmia egípcia, revelou Craig Evans, doutor em Estudos Bíblicos e um dos responsáveis pela descoberta.
Trata-se de um fragmento do Evangelho de São Marcos, localizado há três anos e que, agora, especialistas da Universidade Evangelista de Acadia, no Canadá, consideram como o primeiro manuscrito do Novo Testamento da Bíblia de que se tem conhecimento.
Os cientistas acham que a origem do papiro remonta o primeiro século de nossa era, entre o ano 80 e 90 d.C., o que representa uma grande novidade. Até então, as cópias mais antigas.....
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Controle do magnetismo reduz consumo de energia em 10 vezes
Impulso para a spintrônica
Em um experimento que desafia o saber científico usual, físicos demonstraram pela primeira vez, a temperatura ambiente, a reversão da magnetização de um componente usando um campo elétrico.
Isso dá um novo impulso ao campo da
spintrônica
, a eletrônica baseada no momento magnético dos elétrons individuais, e não nas cargas elétricas representadas pela sua movimentação.
"Nosso trabalho demonstrou uma reversão de 180 graus na magnetização na ferrita de bismuto multiferroica, obtida a temperatura ambiente com um campo elétrico externo, quando a cinética do chaveamento envolve um processo de duas etapas," disse Ramamoorthy Ramesh, dos Laboratórios Berkeley, nos Estados Unidos.
Multiferroicos
Multiferroicos são materiais ...
Navio cargueiro movido a vento é uma enorme vela
Navio-vela
São muitas as propostas para que os
navios incorporem novas tecnologias que os tornem mais "verdes"
, incluindo
navios movidos a hidrogênio
.
No campo da exploração da energia dos ventos, a ideia de
voltar no tempo para a navegação a vela
tem seus adeptos, mas os desafios técnicos do lançamento e recolhimento das velas tem inibido a adoção desses projetos.
O engenheiro norueguês Terje Lade acredita ter encontrado a solução: transformar o navio inteiro em uma gigantesca vela.
O casco do navio seria construído de forma a otimizar a captura do vento, dispensando os cordames e outros aparatos que complicam o uso das velas por navios com tripulações pequenas e encarecem o projeto.
"Como o casco tem a forma de um aerofólio simétrico, ....
Filme plástico comestível desenvolvido pela Embrapa
Comendo a embalagem
Imagine colocar uma pizza no forno sem precisar retirar a embalagem plástica: a película que a envolve é composta por tomate e, ao ser aquecida, vai se incorporar à pizza e fazer parte da refeição.
Esse material já existe e foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação no âmbito da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (AgroNano).
A nova técnica permite fabricar películas comestíveis de alimentos como espinafre, mamão, goiaba, tomate e pode utilizar muitos outros como matéria-prima.
"Podemos utilizar rejeitos da indústria alimentícia para fabricar o material. Isso garante duas características de sustentabilidade: o aproveitamento de rejeitos de alimentos e a substituição de uma embalagem sintética que seria descartada," afirmou o pesquisador Luiz Henrique Mattoso.
O filme comestível tem características físicas semelhantes às dos plásticos convencionais, como resistência e textura, e tem igual capacidade de proteger os alimentos. Porém, o fato de poder ser ingerido abre um imenso campo a ser explorado pela indústria de embalagens, como aves envoltas em sacos que contêm o tempero em sua composição, sachês de sopas que podem se dissolver com seu conteúdo em água fervente e muitas outras possibilidades.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Videogame ensina física preparando Marte para colonização
Partículas subatômicas
Enquanto o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) tenta
recriar as condições surgidas logo após o Big Bang
, crianças e adolescentes podem aprender no computador a capturar partículas subatômicas e utilizá-las para construir prótons, nêutrons e as bases atômicas de todo o universo.
Esta é a proposta do jogo
Sprace Game 2.0
, criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas
Página inicial
Assinar:
Postagens (Atom)