sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Espelho de resfriamento irradia calor para o espaço
Absorve e irradia
Imagine um revestimento que não gasta energia e é capaz de não apenas refletir praticamente toda a energia recebida do Sol, mas também capturar o calor por debaixo dele e o irradiar de volta ao espaço de uma forma que não aqueça o ar circundante.
Não precisa forçar tanto a imaginação: por mais que pareça ficção científica, um material capaz de fazer tudo isto sem consumir eletricidade acaba de ser criado por Aaswath Raman e seus colegas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Controle seus genes com o pensamento
Cura de doenças com o pensamento
A coisa toda soa como a cena de Star Wars, quando o Mestre Yoda instrui o jovem Luke Skywalker a usar a força para retirar o velho X-Wing do pântano.
Marc Folcher e seus colegas do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça desenvolveram um método de regulação genética que usa ondas cerebrais específicas para controlar a conversão de genes em proteínas - a chamada expressão genética.
O sistema, controlado por ondas cerebrais humanas, foi testado e funcionou em culturas de células humanas e em camundongos.
"Pela primeira vez conseguimos captar ondas cerebrais humanas, transferi-las sem fios para uma rede de genes e regular a expressão de um gene dependendo do tipo de pensamento. Ser capaz de controlar a expressão genética através do poder do pensamento é um sonho que estamos perseguindo há mais de uma década," disse o professor Martin Fussenegger.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Gerador elétrico acionado por variação de temperatura
Gerador a temperatura
Um dispositivo que gera energia elétrica a partir de pequenas mudanças na temperatura do ar poderá ser a solução para alimentar sensores ambientais e equipamentos plugados à
Internet da Coisas
.
Chen Zhao e seus colegas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, encheram um pequeno fole com gás cloroetano, que se expande e contrai fortemente ante pequenas flutuações de temperatura.
O movimento resultante do fole move um ímã dentro de uma bobina, produzindo uma corrente elétrica.
A equipe verificou que uma mudança de meros 0,25° C na temperatura gera energia suficiente para atualizar uma página de um leitor eletrônico a 5 metros de distância, por meio de uma conexão sem fios.
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas
Página inicial
Assinar:
Postagens (Atom)