quinta-feira, 13 de março de 2014
Sinapse artificial de papel
Transistor de papel
Pesquisadores chineses criaram uma sinapse artificial feita de papel.
O componente imita a sinalização eletroquímica que permite a comunicação entre os neurônios do cérebro humano.
Tecnicamente o componente de papel é um transístor de película fina (TFT:
thin-film transistor
).
Em termos práticos, ele deverá se tornar um componente-chave no desenvolvimento de redes neurais artificiais, que são usadas na robótica, no processamento de sinais e na conexão entre equipamentos eletrônicos e organismos vivos, entre várias outras aplicações.
quarta-feira, 12 de março de 2014
Máquina quântica vai interligar fóton e átomo ao mundo macro
Fronteira entre física clássica e física quântica
Quando um fenômeno físico deixa de ser explicado pela mecânica clássica e passa a ser explicado pela mecânica quântica? Será que os estranhos fenômenos da mecânica quântica afetam os objetos macroscópicos?
Estes são alguns dos maiores enigmas da física atual, o que tem levado a diversos experimentos que tentam conectar esses dois reinos - uma
máquina quântica que tenta fazer isso foi eleita a descoberta do ano
em 2010 pela revista Science.
Agora, teóricos franceses idealizaram uma outra máquina quântica ainda mais poderosa e versátil, um aparelho que poderá medir as interações entre um único fóton, um átomo, e as vibrações de um objeto vibratório macroscópico, essencialmente uma mola ou uma barra vibratória.
Os cálculos mostram que as vibrações da mola poderão ser reduzidas a um nível tão baixo que exigirão uma descrição da mecânica quântica.
Nova teoria cosmológica descarta Big Bang
Adeus Big Bang?
Será que o universo começou com uma grande explosão - o Big Bang - ou será que ele lentamente vem se descongelando de um estado extremamente frio e quase estático?
Embora a ideia de um Big Bang tenha sido ridicularizada e enfrentado grande ceticismo entre os físicos quando foi apresentada, a atual geração de cientistas cresceu sob esse arcabouço teórico.
E, por mais incômodo que possa ser, os físicos ainda não conseguiram se livrar de fato de um "momento da criação".
Para a atual geração, o Big Bang parece tão natural que muitos se esquecem de que se trata de um modelo teórico, e se referem a ele como um "fato histórico inegável".
O Dr. Christof Wetterich, um físico da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, não comunga desse "paradigma".
Outside the body our memories fail us
New research demonstrates for the first time that there is a close relationship between body perception and the ability to remember. For us to be able to store new memories from our lives, we need to feel that we are in our own body. According to researchers, the results could be of major importance in understanding the memory problems that psychiatric patients often exhibit.
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas
Página inicial
Assinar:
Postagens (Atom)